quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Lobão - O Rock Errou(1986)















O Rock Errou é segundo disco solo do Lobão. Muitos acham que este é o terceiro devido ao Ronaldo Foi Pra Guerra, lançado enquanto o cantor estava na banda Lobão E Os Ronaldos. Embora o cantor afirme de maneira veemente que Hebert Vianna copiou o conceito e timbre de voz de seus álbuns, O Rock Errou tem características de jazz e guitarras pesadas; diferenciando do ska abrasileirado dos Paralamas.

A foto da capa foi uma sessão fotográfica onde ele e sua prima (que mais tarde viraria a ser sua esposa por 4 anos), a atriz Daniele Daumerie fizeram. O álbum abre com uma faixa instrumental que exala algo dark anos 80. A faixa-título vem em seguida, com certo tom de protesto e leve pegada punk. Como ele mesmo diz, esse título é uma espécie de "recado" para Hebert Vianna.

"A Voz da Razão" é um samba com arranjo de metais e Lobão empostando a voz, isso tudo com participação especialíssima da Elza Soares. É um tanto cômico.

"Baby Lonest" tem uma letra a La Jack Kerouac, algo bem "na estrada" de ser. Uma pitada de hardcore no refrão, as guitarras gritam no final. "Spray Jet" tem suingue funkeado. Dá pra perceber uma coisa meio "Ben Jor" nessa música. Suinge brasileiro dos anos 80.

"Moonlight Paranóia" entra com um clima bem suave em um arranjo bonito. Com a Daniele fazendo backing, os vocais lembram algo em torno de 14 Bis, Rita Lee. Guitarras cheias de efeitos como chorus, reverberização e belo solo gritante.

"Revanche" é um dos carro-chefes desse disco e da carreira do Lobão em si. Com melancolia e atmosfera mais obscura, é uma balada que retrata a dura realidade do trabalhador humilde do Brasil. O solo de abertura gravado pelo guitarrista Mariano Martinez é emocionante!

"Noite e Dia" na verdade foi gravada enquanto o cantor estava na banda Lobão e Os Ronaldos. Foi escrita em parceria com o falecido Júlio Barroso, ex-vocalista do Gang 90.
É uma espécie de soft-rock cheia de fraseados bluesísticos de guitarra. Um dos maiores sucessos do Lobo. "Canos Silenciosos" ataca a polícia e a censura da época ("homens, fardas, cacetetes e camburões/abusando da lei com suas poderosas credenciais). Um dos grandes hits do disco, é puro rock dançante com solo esquizofrênico, e Lobão fazendo cacoetes no fim da música. 


"Glória(Junkie Bacana)" tem sotaque blues-jazzístico, totalmente anos 80. A letra é uma parceria dele com um dos seus melhores amigos, o grande Cazuza. O título é em homenagem à irmã do Lobão.

O disco fecha com "Click". Outra música com suinge jazz-soul com certo charme e solos de blues. Clima suave e viajante, perfeito pra fazer sexo, fumar um cigarro, tomar um whisky, etc.


Segue embaixo o clipe de "Canos Silenciosos":

4 comentários:

  1. Oi, Marcelo! Muito legal, esse seu post! Me fez imediatamente lembrar desse aqui, ó, do Figurótico, no Rio Sul Net. Tudo bem, é sobre um show e não sobre um álbum, mas também mostra por que o Lobão é um ícone do rock.
    Aproveito também pra agradecer a participação no concurso do meu blog, o <a href="http://riodemetal.blogspot.com>Rio de Metal</a>. Adoro quando você passa por lá! :-D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh brigadooo! Tb adoro quando vc passa aqui tb! rs

      E q bom q gostou da resenha, fiz ela pensando em nós, os fãs mesmos!

      Só me diz uma coisa: pq quando vc atualiza o seu blog aqui n'ao aparece?

      bjos!

      Excluir
  2. Aliás, q matéria FODA do Figurótico! Eu fui nesse show: foi du caralho!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir