sábado, 24 de novembro de 2012

Helmet - Aftertaste (1997)
















Este é o último álbum do Helmet com a formação clássica que os fãs mais ortodoxos amam: o eterno Page Hamilton, junto dos incríveis John Stainer e Henry Bogdam.

Aftertaste, diferente dos anteriores, foi gravado somente por esse trio. O guitarrista Rob Echeverria sairia da banda em 1996 para seguir carreira com o Biohazard. Sendo assim, eles resolveram adotar uma guitarra-base somente nos shows; função que foi ocupada por Chris Traynor.

Produzido por David Sardy e a banda, este álbum é ponto de divergência entre os fãs. Alguns aclamam como o melhor álbum da banda, em contrapartida de outros que acham este um fiasco. Talvez em termos de vendas tenha sido um tanto frustrante mesmo: não vendeu mais de 500.000 cópias.

Em termos de som, o disco traz a indumentária Helmet de ser: riffs stacatto, guitarra em D (ré) aberto (quando os acordes podem ser feitos por um dedo somente). O que pode ser destacado aqui é afinação da bateria de Stanier, cujo som se encontra mais denso, não tão alto e chamativo como em Betty. E talvez porque esse álbum esteja mais tendencioso para o rock alternativo do que nunca. Todas as composições são por parte do tio Hamilton, exceto pelas faixas "Renovation" e "Insatiable" que foram feitas pela banda inteira.

O disco já abre com a poderosa "Pure". Faixa pra fazer qualquer fã pular. Em seguida vem "Renovation", que sem dúvida é uma melhores canções desse álbum e do Helmet em si. Ela traz um ar meio "punk Bad Religion" de ser e um refrão muito bom.

"Exactly What You Wanted" foi a única música do álbum que foi feito um videoclip. Com uma pegada bem alternative-metal, ela recebeu maior atenção nas rádios e na MTV. O clip contém várias filmagens de shows da banda. É bem legal.

"Like I Care" começa com um riff delicioso de baixo do Bogdam, em sincronia com a bateria. Ela explode quando as guitarras entram e dão vazão à um refrão bem gostoso, um tanto lisérgico.

"Driving Nowhere" é puramente alternativa. Mas talvez o ponto negativo nessa música seja que ao vivo ela soava bem mais pesada e enérgica do que no disco. Em alguns shows na turnê do álbum percebe-se esse detalhe.

"Birth Defect" é bem porradeira e tem uma letra muito interessante. Fala sobre lidar com pessoas diferentes e o refrão tem versos geniais: "I'd rather be insulted by you than someone i respect/ if i don't share the same view, it's just my birth defect" (Eu prefiro ser insultado por você do que por alguém que eu respeito/ se eu não partilho da mesma opinião, é apenas meu defeito de nascença).

"Broadcast Emotion" é uma das melhores. Temos um rock alternativo bem arrastado, com uma certa sonoridade grunge. A banda nessa faixa e em várias outras optam por solos de guitarra bem simples e viajantes, diferente da barulheira desgracenta familiar do Helmet.

Talvez o momento que abrange "It's So Easy to Get Bored" e "Diet Aftertaste" seja o menos brilhante do álbum. Na primeira temos metal alternativo arrastado um tanto maçante. Na segunda temos um vocal um tanto quanto estranho do Hamilton, mas com um peso mais agitado.

Já "Harmless" é punk porrada. É digna de roda nos shows. A abertura é viciante e o riff e vocais são incríveis. Detalhe para as viradas e um pequeno solo de bateria do mestre John Stanier. É pra sacudir a cabeça.

"(High) Visibility" tem ar até engraçado. É legal de ver como o peso entra na música. Começa o baixo, bateria e voz bem calmos pra logo mais a guitarra entrar rasgando tudo.

"Insatiable" é soco na cara. É pra escutar no máximo e saltar do armário. Riff pesado, vocal insano e refrão equizofrênico. Uma das melhores também.

O álbum fecha em grande estilo. "Crisis King" é puro punk, com riff rasgante e simples. A adrenalina come solta aqui. E John Stanier mais uma vez desce o braço na batera com um solo eletrizante. A finalização que é a nata: Page Hamilton gritando e uma massa de microfonia e barulho, que inclui até áudio de televisão.

Após Aftertaste, o Helmet faria uma turnê até em meados de 1998 e encerraria as atividades até 2004, quando voltou com Page Hamilton sendo o único membro original/fundador.

Aqui segue o clip de "Exactly What You Wanted":

Nenhum comentário:

Postar um comentário