terça-feira, 5 de junho de 2012

Sevendust - Home (1999)
















Não tão popular aqui no Brasil, o Sevendust é uma banda de New Metal (ou Metal Alternativo, como você preferir) formada lá pelos idos de 1994 em Atlanta, Georgia. Desde então a banda conseguiu um público fiel nos Estados Unidos, junto em meio à febre do nu-metal no fim dos anos 90/ começo de 2000.

E talvez já fosse hora ou já passou da hora desses rapazes terem maior respeito na mídia e do público metaleiro, que cultiva uma espécie de preconceito com artistas desse estilo.

Mas bem, Home é o segundo álbum da banda, e traz um som um pouco mais comercial, comparado ao Sevendust, disco de estreia lançado em 1997. Porém não no sentido pejorativo da palavra, mas a maior parte das músicas têm refrões bem interessantes e um pouco menos de sujeira, embora ainda bem pesado.

Exemplo de peso vem logo na faixa-título, que é a que abre o disco. Afinação bem baixa de guitarra, um groove bem pesado. O cantor Lajon Witherspoon mostra que sabe ponderar entre vocais melódicos bem cantados e algo bem grosseiro, gutural.

Já o peso do nu-metal vem com tudo em "Denial", música mais conhecida da banda e do disco. Destaque para o refrão: é bem colante.

"Headtrip" tem uma pegada funk-metal, com um riff de arrepiar. Os backing vocals do guitarrista Clint Lowery e do poderoso baterista Morgam Rose dão um ar de ataque quase que esquizofrênico à música. De qualidade. 

"Insecure" é um breve fraseado de guitarra, como se fosse um mantra, que passa de bate-pronto para "Reconnect". Esta é bem pesada, com uma certa influência alternativa e Lajon sobrepondo sua voz inconfundível. É bem bonito.

"Waffle" também é um dos sucessos da banda, com boa rotação na MTV americana na época. É puro nu-metal, com vocais lembrando um pouco do Living Colour. O refrão é perfeito. Lajon e Morgan fazem um dueto bem legal aqui.

"Rumble Fish" (também chamada de "Assdrop") entra porrando tudo. Vocais guturais compactuam com melodia no refrão. Tudo com muita personalidade.

"Licking Cream" merecia ter maior espaço nas rádios e na MTV. Com participação especial da cantora Deboran "Skin", do Skunk Anansie, essa faixa tem um dos duetos mais bonitos entre homem e mulher. Pelo menos um dos melhores já feitos no mundo do Rock. É emocionante!

"Grasp" fala sobre relacionamento, nada ridículo, porém nada deprimido. É o momento mais brando do álbum, com refrão pesado e versos quase que em R&B. Também outra música de qualidade do Sevendust que merecia mais espaço do que gente como Limp Bizkit ou Powerman 5000. 

A porrada estanca em "Crumbled". É a mais pesada, com refrão berrado, supergroove. Destaque para o momento que Morgan lidera o vocal e desce o braço: é de fazer você pular e dar mosh do armário!

Talvez "Feel So" tenha uma letra um tanto clichê, com excesso de niilismo. Aqui também Sevendust se mostra diferente da maioria das bandas de new-metal da época, sabendo mesclar influências de Helmet, Living Colour, Kings X e fazendo algo próprio.

Fechando disco, "Bender" conta com a participação do vocalista do Deftones, Chino Moreno. Ele e Morgan das baquetas abrem o berreiro nessa faixa, um tanto inusitada por sinal. Lajon aparece mais nos versos finais e backing vocals no refrão. O que é indescritível é uma sonora no fim da música. Não dá para entender se é um gato gritando ou uma fita acelerada de alguém falando.

Sem dúvidas, esse disco merecia maior reconhecimento, assim como o Sevendust em si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário