sábado, 2 de junho de 2012

Ozzy Osbourne - No More Tears (1991)
















Na opinião do próprio Ozzy, esse disco é um dos melhores de sua carreira solo. Vindo de um período muito turbulento de sua vida - tentativa de estrangulamento de sua esposa, Sharon Osbourne em 1989; brigas sérias com o produtor Roy Thomas durante a turnê No Rest For the Wicked e caso na Justiça americana por parte dos pais de dois adolescentes que cometeram suício sob influência da música "Suicide Solution", do disco Blizzard of Ozz - No More Tears aparece como uma reflexão dessa época sombria e complicada da vida do cantor.

Como fã, vou me dar o direito de dizer que o ano de 2004 sem dúvida não teria sido o mesmo se não fossem aquelas manhãs ou tardes após o colégio, onde eu tacava a mochila num canto e botava esse disco no talo! Os solos de Zakk Wylde ajudaram e muito para que aquela época fosse uma das melhores de minha vida. Aposto que muito rockeiro viveu isso. Essas coisas maravilhosas não voltam, né? Mas bem, voltemos a resenha. 

Ao que mostra, toda essa reflexão ajudou a gravar um baita dum puta álbum de hard rock, com solos incríveis do grande Zakk Wylde. No More Tears na época estreou no Top 10 dos EUA e Top 20 na Inglaterra. Sem contar sua popularidade nas rádios e na MTV pelo mundo inteiro com o clipe da faixa-título e outras como "Mama, I'm Coming Home" e "Hellraiser".

"Mr. TinkerTrain" abre o disco com uma passagem de crianças brincando num parque ao som de uma canção de ninar. Isso para explodir em um baita rock n roll com guitarras gritando bem alto, fazendo um riff digno de levantar estádio!

Tirando o fôlego dos fãs, "I Don't to The Change the World" entra rasgando com um riff cheio de adrenalina. Ozzy nessa música mostra o quanto está satisfeito em ser ele mesmo. Zakk Wylde mais vez mostra o por quê de ser um dos maiores guitarristas do mundo com um solo incrível.

"Mama, I'm Coming Home", já citada nesta resenha, é uma balada açucarada, que nada mais é uma reflexão do Ozzy sobre sua vida de excessos. Lemmy Kilmister do Motorhead contribuiu com algumas letras nessa faixa. 

Talvez "Desire" seja meio clichê, mas não deixa de fazer você cantar o refrão junto. Agora, a faixa-título "No More Tears" fica para os anais do mundo do Rock. Não à toa fez sucesso mundial e é uma das músicas mais conhecidas da carreira do Ozzy, ela abre com um arranjo de baixo criado por Mike Inez (que em 1993 viria a ser baixista do Alice in Chains) que fica na cabeça. A guitarra do Zakk fala por si própria, com um riff bem pesado e alucinante. Mas o que chama a atenção mesmo é o refrão, que é quase um hino e por um momento onde entra um piano dando maior dramaticidade. O solo dispensa comentários.

"S.I.N" tem um refrão que faz qualquer um pular, cantar e até dançar. Tudo nessa música é emocionante. Existem poucas coisas assim no Rock.


"Hellraiser" é pesada e tem uma narrativa bem interessante. É quase uma ode, uma festa em homenagem ao Rock n Roll e a vida na estrada. Lemmy também ajudou a escrever essa letra e Zakk executa toda sua técnica em um solo que poucos sabem fazer.


A mesma coisa em "Time After Time". Uma balada bem hard rock anos 80, que faz todo mundo acender o isqueiro. Muita bonita por sinal.


"Zombie Stomp" tem um pouco aquela coisa caricata das bandas dos anos 80. Já "A.V.H" (uma sigla para Alcohol, Valium and Hashish) é fenomenal. Com um violão blues no começo, o som alto e pesado arrebenta tudo na penúltima faixa. Refrão levanta-estádio e solo épico são os motivos dessa música ser o que é.


Fechando o disco, a emocionante "Road to Nowhere" é mais uma reflexão de Ozzy sobre os seus problemas passados.


No More Tears foi relançado em 1992 e 2002. Essa última tiragem vem com as faixas bônus "Don't Blame Me" e "Party with the Animals".

2 comentários:

  1. Boa resenha Marcelo. Um pusta de um álbum e o melhor trabalho de Mr. Wylde sem sombras de dúvida; também fazia parte das minhas tardes, mas mediante a MTV... bons tempos.

    Dá um pulo no nosso blog metal,

    http://metalcolatras.blogspot.com.br/

    Hail \m/!

    ResponderExcluir
  2. Po, manero! Tb acho q esse trabalho o melhor do Zakk Wylde, todos os solos são incríveis! Mto bom mesmo.

    Eu vou dar uma conferida no seu blog, irmão!

    Abss!

    ResponderExcluir