segunda-feira, 2 de julho de 2012

Helmet - Betty (1994)















Talvez injustamente este não é o álbum que mais vendeu da banda nova-iorquina de metal-alternativo-noise-groove (chame como quiser) Helmet. Betty de longe marca o ápice deles, trazendo a famosa tendência "mais do mesmo" (são artistas q fazem música sempre girando em torno dos mesmos arranjos, tons), porém fazendo sempre os fãs quererem mais.
 

E mais uma vez irei me dar ao direito de opinar e dizer o quanto foi importante esse disco na minha vida. Sem dúvida, deve ter sido um dos discos - senão "o" mais - que mais amei e curti, até porque o ano de 2003 não teriam sido o mesmo sem músicas como "Clean", "Street Crab" e outras que fizeram trilha sonora em uma época de ouro pra mim (foi quando tive meu primeiro namoro, minha primeira banda, cabelo comprido, etc.). Mas bem, voltemos.

Aqui eles também deixam sua marca no mundo metaleiro com uma bateria incrível afinada em tom mais alto, lembrando um pouco das percussões usadas no reggae-surf music-ska, até em escola de samba. Tudo isso ministrado pelo mestre das baquetas John Stanier.


Betty obviamente traz o peso esmagador e estridente das guitarras de Page Hamilton e Rob Echeverria (ex-Rest In Pieces), que gravou somente este disco com a banda, em seguida saindo em 1996 para seguir carreira com o Biohazard.

De cara temos a porradeira e pulsante "Wilma's Rainbow", com um riff simples, porém abrasivo, pesado. Nota-se também que Page melhorou sua forma de cantar, mais empostada e forte. O videoclipe é a maior viagem. "I Know" é a segunda e mostra que o Helmet estava afim era de fazer os fãs baterem cabeça e suarem. De maneira esplendorosa, Stanier puxa uma batida funkeada impecavél, digna de mestre mesmo, para culminar em guitarras afinadas meio-tom abaixo do que a banda costuma tocar. É pura porrada, com Page gritando e rosnando. É um momento incrível.

Em "Biscuits for Smut" nota-se grande influência de funk-metal. A banda exibe seu lado experimental com um groove a la skatista, que lembra gente como Unsane e Primus. Destaque para Stanier quebrando tudo após o solo "total noise".

De bate-pronto "Milquetoast" - trilha sonora do filme O Corvo (1994) - entra com tudo. O riff é insano, e o baixista Henry Bogdam mostra grande presença nas estrofes. Mas a melhor parte é a finalização, onde a guitarra estridente de Page faz barulho de maneira bonita.


"Tic" tem uma narrativa interessante: fala do padrão de beleza das top models americanas. E Page parece um bêbado no meio da rua dando esporro para o ar. O baixo no refrão merece atenção. Já "Rollo" foi uma das poucas músicas compostas por Henry. Essa pra fazer qualquer um pular e dar mosh do telhado de casa, com um riff matador e a bateria reverberizando com uma pegada funk-metal de ser.
 

E a bateria estala mais ainda em "Street Crab". É metal, porém gostoso de ser ouvir. É quase inexplicável o que acontece nessa música. O refrão é lindo, talvez um dos melhores já feitos pela banda. "Clean" fala novamente sobre beleza americana, com um ar suingado-pesado. Nota-se o quanto de black music John deve ter escutado.

"Vaccination" é puro metal-alternativo, com certo humor no ar. Destaque para uma sessão quebrada após refrão: Stanier mais vez dá um show!
 

Muitas pessoas na época de lançamento acharam que "Beautiful Love" era uma homenagem de Page Hamilton ao famoso músico de jazz Dizzie Gilliespie. Na verdade eles fazem
uma brincadeira aqui. Um belo e suave solo jazzístico que é imerso em uma nuvem de mais pura barulheira sem nexo.

As faixas "Speechless" e "Overrated" têm muito em comum: em ambas John
(mais uma vez) arrebenta na bateria, as guitarras estão afinadas em C# (Dó sustenido) e, aparentemente, Page resolveu abordar o tema separação. Provavelmente porque ele estava passando por problemas como o fim de seu casamento na época. Destaque na segunda citada, grande finalização recheada de pura guitarra noise.

As mais experimentais deste álbum são "The Silver Haiwaiian" e "Sam Hell". Com certo humor, na primeira parece que Page incarnou um personagem esquisito que faz uma narrativa ao som de uma batida hip-hop. 


Já na outra, que por sinal fecha o disco, a banda resolveu gravar um blues-caipira com um banjo elétrico, para dar um ar sulista. Por ora engraçado, a voz emula um roceiro americano. É um outro lado do Helmet que os fãs certamente não estavam acostumados, mas que valeu conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário