quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Butthole Surfers - Double Live (1989)














Eis aqui um álbum para quem é fã se deliciar, e para quem não conhece o som dos malucos do Butthole Surfers ter uma ideia do que a banda fazia na década de 80.

Double Live foi gravado em várias apresentações durante a turnê promocional de 1988 do quarto disco deles Hairway to Steven. Foi o primeiro álbum a ser lançado pelo selo Latino Buggerveil, fundado pela própria banda.

Lançado em vinil e mais tarde em formato CD duplo, o álbum contém 23 faixas que demostram a loucura bem humorada, caos e energia que eram os shows do BHS. No disco 1 tem canções com o lado mais psicodélico-country-experimental da banda, com faixas como "Too Parter", "Psychedelic Jam", "Rocky", a hilária "Florida", "John E. Smoke", entre outras. A cover do R.E.M "The One I Love" também merece respeito.

O disco 2 já traz o lado mais porrada da banda. Gibby Haynes e sua loucura imperam em "Graveyard", com um discurso indecente e retardado após a faixa, mas não menos engraçado! O interessante é ver como que apesar de ser somente áudio e não vídeo, percebe-se a interação do público.

Em momentos como "Sweatloaf", "Backass", "Paranoid" e "22 Going 23" a banda mostra seu peso, experimentalismo e atitude, e o por quê de ter feito tanto sucesso no meio underground universitário americano na época. Mas talvez o ápice do álbum seja a barulheira infernal em "Jimi" e "Lou Reed".

Sendo editadas como uma faixa só, o peso come solto por quase 20 minutos de puro noise heavy metal caótico. Mas é barulho mesmo! Dá pra sentir a perversidade da banda em exalar destruição sonora, com um timbre de baixo super distorcido do Jeff Pinkus, sons insanos da guitarra de Paul Leary, efeitos vocais satânicos de Gibby, fora a dupla Teresa Nervosa e King Coffey quebrando tudo na percussão sincronizada. Com certeza quem dizia que Metallica ou Iron Maiden eram peso-pesados nos  anos 80 é porque nunca ouviu esse registro do Butthole Surfers!

A capa é uma foto da então dançarina da banda, Kathleen The Shit Lady. Ela se apresentava vestida de E.T. Nada tão Butthole Surfer de ser como uma capa desta. 

Pra quem não conhece a banda, é um bom disco para se ter na prateleira e ter uma noção real da insanidade desses texanos.